terça-feira, 22 de maio de 2012

Categoria deflagra greve na UFMG pela Flexibilização da Jornada

21.05.2012 - SINDIFES
Em Assembleia realizada na Escadaria da Reitoria da UFMG, nesta segunda-feira, dia 21 de maio, os mais de quinhentos Técnico-Administrativos em Educação presentes votaram pela deflagração imediata de Greve em toda a universidade pela Flexibilização da Jornada de Trabalho, contra a implantação do Ponto Eletrônico e em prol de uma real Política de Recursos Humanos. Durante a Assembleia a Categoria se mostrou indignada com as ações antidemocráticas da administração central e das diretorias de unidades.
Segundo Cristina del Papa, coordenadora-geral do SINDIFES, o momento de se discutir as Políticas de Recursos Humanos na UFMG é este, pois estão alterando as relações de trabalho de uma Categoria sem consulta-la e sem debater os motivos e impactos.
Rogério Fidelis leu o ofício encaminhado a todos os trabalhadores da FAFICH, no qual o diretor da unidade ‘louva’ a atitude do Reitor de implantar o ponto eletrônico sob a justificativa de melhorar a administração e atendimento na universidade. O documento é a primeira manifestação oficial de um diretor de unidade em favor do ponto eletrônico.
Greve por unanimidade
Após os debates e análises da atual conjuntura local a Categoria encaminhou três propostas, uma pela Greve imediata, outra pela Greve a partir de 23 de maio e uma para não ter Greve. Por ampla maioria a proposta de deflagração de greve imediata ganhou, sendo que nenhum Técnico-Administrativo em Educação votou contra a greve.
Com a deflagração, a Categoria inicia o processo de mobilização, instalação do comando de greve e ocupação das unidades.
Visita a FAFICH-UFMG
Conforme já havia sido relatado em outras Assembleias, o diretor da Fafich é um dos principais defensores da implantação do ponto eletrônico e quem mais pressionou por sua implantação. Neste contexto, a Categoria resolveu fazer uma passeata pela em sua unidade para demonstrar sua insatisfação com a forma arbitrária de lidar com o assunto. Durante a marcha, foram afixados cartazes na entrada da sala da diretoria, já que o diretor e vice-diretor não estavam no local.
Categoria fará ato na Reitoria, nesta terça (22)
Conforme deliberação da Categoria, nesta terça-feira, dia 22, a partir das 13h30 será realizado um ato público para receber os diretores que apoiaram a implantação do ponto eletrônico na UFMG. O ato foi definido em função da reunião do Conselho Universitário marcada no mesmo local às 14h.
Assembleia de Greve, quarta (23)
A próxima assembleia está marcada para o dia 23 de maio, quarta-feira, às 9h30, na arena da FAFICH. A pauta será composta pelos informes locais e o nacional, além dos encaminhamentos para a Greve. A orientação é que todos participem e utilizem a camisa da Campanha de Flexibilização da Jornada de Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário