segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Documento reúne impactos e violações de direitos na preparação do Brasil para a Copa do Mundo

Fonte: http://w3.ufsm.br/assufsm/index.php?option=com_content&view=article&id=669%3A02012012-documento-reune-impactos-e-violacoes-de-direitos-na-preparacao-do-brasil-para-a-copa-do-mundo&catid=3%3Anoticias&Itemid=1

O Dossiê da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa - Megaeventos e Violações de Direitos Humanos no Brasil foi lançado na segunda-feira, 12 de dezembro. O documento reúne casos de impactos e violações de direitos humanos nas obras e transformações urbanas empreendidas para a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil. O dossiê foi produzido coletivamente pelos Comitês Populares da Copa, que reúnem acadêmicos, moradores de comunidades, movimentos e organizações sociais. A publicação é resultado de uma articulação feita em nível nacional para contestar a forma como a Copa está sendo implementada no país.

Os principais temas abordados pelo dossiê são moradia, trabalho, acesso à informação, participação popular, meio ambiente, acesso a bens públicos, segurança pública e privatização do futebol. São denunciados processos ilegais de desapropriação de comunidades inteiras; as más condições de trabalho nas obras dos estádios; a falta de controle e participação social nas decisões; agressões ao meio ambiente; violação do direito à mobilidade; aumento dos preços dos ingressos; fim dos setores populares; dentre outros.

Confira o dossiê em http://comitepopulario.files.wordpress.com/2011/12/dossie_violacoes_copa_completo.pdf e denuncie em seu jornal, site, boletim e outros veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário