terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Em encontro nacional, aposentados e pensionistas elegem bandeiras de luta para 2012

Fonte: http://servidorpblicofederal.blogspot.com

Aposentados e pensionistas da base da Condsef de 19 estados (PE, RJ, GO, TO, AL, RO, BA, SC, SP, RS, MT, CE, PA, MG, PI, MA, RR, PB e MS) e o Distrito Federal participaram de um encontro nacional entre os dias 2 e 3 de dezembro. Com mais de 140 participantes, a atividade concentrou debates nas principais necessidades e reivindicações da categoria. Entre as deliberações, aposentados e pensionistas de todo o Brasil destacaram a importância de se integrar e reforçar a luta dos servidores ativos por melhores condições de trabalho em 2012 com destaque na defesa pela paridade entre ativos, aposentados e pensionistas. Entre as deliberações está ainda busca de apoio parlamentar para assegurar aprovação de projetos como a PEC 270 que prevê integralidade para aposentadorias por invalidez. Outro foco é a PEC 555 que propõe a retirada da obrigatoriedade do recolhimento da Previdência para os aposentados. Além disso, será fortalecida a pressão contra aprovação do PL 1992/07 que prevê instituição de uma previdência complementar no setor público.

A saúde também foi outro importante foco do encontro. Os servidores discutiram ações que possam colaborar para o fortalecimento do SUS bem como cobrar do governo um tratamento de saúde adequado aos servidores aposentados e acompanhamento em especial dos intoxicados da Funasa. Foi abordada ainda importância de melhorar planos de saúde oferecidos aos servidores, incluindo Geap e também defesa de um plano de autogestão com contrapartida diferenciada para maiores de 65 anos. Outra questão é a implantação de política de saúde voltada para prevenção de doenças como Alzheimer, buscando com isso prevenção e também resgate da cidadania dos acometidos com doenças degenerativas.

O objetivo é que o próximo encontro nacional dos aposentados e pensionistas acontece em abril do ano que vem para que as ações aprovadas pela categoria possam ser implantadas contando com mobilização e integração de todos ao longo do ano. A luta por demandas também contará com suporte jurídico e apoio irrestrito da Condsef e suas filiadas que seguem lutando para que direitos dos aposentados e pensionistas sejam assegurados e respeitados. Para auxiliar o processo outro objetivo está na criação de grupos permanentes de estudo e discussão para aprofundar entendimento nos assuntos ligados à aposentadoria.

Todos devem continuar ligados e atentos. As informações de interesse dos servidores da base da Condsef seguem sendo divulgadas aqui em nossa página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário