quinta-feira, 17 de novembro de 2011

COMEÇA O 2º ENCONTRO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Fonte: http://servidorpblicofederal.blogspot.com/

Brasília – O secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, e a secretária de Gestão, Ana Lúcia Amorim, abriram hoje, na sede do Parlamundi da LBV (915 Sul), o 2º Encontro Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, que este ano tem como tema "Conquistas e Desafios".

O encontro tem duração de três dias, durante os quais autoridades na área de gestão e desenvolvimento de pessoas farão, juntamente com servidores qualificados do Executivo, uma análise crítica sobre a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) pelos órgãos integrantes do Sipec.

Como lembrou o secretário Duvanier, o balanço está sendo feito no momento em que se completam cinco anos da edição do Decreto 5707/06, que instituiu a PNDP e fixou as diretrizes para o desenvolvimento de pessoal na administração federal. E segundo ele, este é um trabalho fundamental, pois "o desenvolvimento permanente do servidor é condição para que a prestação de serviços públicos ao cidadão seja feita cada vez com mais eficácia e melhor qualidade".

A programação inclui debates sobre avaliação de desempenho, gestão por competências, saúde e qualidade de vida, programa de multiplicadores, plano de capacitação e rede de desenvolvimento de pessoas, entre outros (veja aqui a programação completa).

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Serão também apresentados durante o 2º Encontro Nacional os casos de experiências bem-sucedidas em políticas públicas em todo o país. Elas foram selecionadas a partir dos trabalhos inscritos em diversas áreas temáticas, por dirigentes da área de gestão de órgãos federais.

As experiências consideradas mais representativas e que possam de fato contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos foram selecionadas e serão apresentadas, para serem compartilhadas por todos. Entre os trabalhos escolhidos estão os de órgãos de excelência, como o Inmetro, universidades federais, o Banco Central, o FNDE, entre outros (confira a seleção de experiências).

CRISE E GESTÃO

A secretária de Gestão, Ana Lúcia, afirmou na abertura que considera o 2º Encontro um marco para a discussão de projetos na área de gestão de pessoas que impliquem em melhorias na administração pública como um todo.

Lembrou que durante encontro realizado recentemente pela OCDE, em Paris, do qual participou, foi falado claramente pelos representantes dos países-membros da organização, sobre a importância de contar com bons gestores no atual contexto de crise econômica mundial.

A secretária-adjunta de Gestão, Catarina Moreira, também presente à abertura do Encontro, considerou que o grande de desafio para a gestão pública, hoje, é alinhar a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal com os referenciais do Plano Plurianual (PPA 2012-2015) e as demandas da Câmara de Gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário