segunda-feira, 23 de abril de 2012

Em assembleia, professores da UFPR aprovam indicativo de greve

Joyce Carvalho
Direto de Curitiba
Docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovaram indicativo de greve em assembleia realizada nesta quinta-feira no campus Centro Politécnico, em Curitiba. Os professores afirmaram que não aceitam mais o que consideram como "descaso" por parte do governo federal com a categoria. Após a suspensão da greve do ano passado, que durou duas semanas, houve a promessa de reajuste de 4% nos salários em março de 2012 e avanços na reestruturação do plano de carreira, o que não se efetivou.
De acordo com o presidente da Associação dos Professores da UFPR (Apufpr), Luiz Allan Künzle, o resultado da assembleia paranaense será levado para uma reunião com representantes dos professores de outras universidades federais no País. O encontro acontece neste final de semana em Brasília. "Se houver uma grande adesão ao indicativo de greve, o sindicato nacional fará o encaminhamento para a paralisação", explica. A greve pode ser realizada a partir do dia 15 de maio.
Os docentes da UFPR realizaram hoje um dia de paralisação, sem dar aulas na universidade. Alguns professores optaram em ir para a instituição, mas não entraram nas salas. Künzle afirmou que houve uma boa adesão na mobilização. "O sentimento é de descaso. O que tem nos assustado é que a arrecadação federal só aumenta e os professores sentem que foram abandonados. Ficou muito claro isto na assembleia. Alguns docentes acreditam que não deve mais haver diálogo com o governo federal", comenta.
Desta vez, a pauta de reivindicações no Paraná basicamente segue as orientações nacionais. Mas a Apufpr aproveitou para lançar a campanha pelo limite de 12 horas semanais em sala de aula para os professores da instituição. No ano passado, parte dos docentes sinalizou que ministrava aulas por até 28 horas semanais. Esta pauta é considerada local e está em encaminhamento com a reitoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário