sexta-feira, 29 de julho de 2011

O que são os HU´s hoje e o que pretende o governo do PT e aliados

Fonte: http://sintufpa.com.br

Os Hospitais Universitários são centros de ensino, pesquisa e extensão. Esse tripé é fundamental para a aprendizagem, desenvolvimento de pesquisa e atendimento à sociedade. Atualmente, os HU´s tem funcionado mais como um centro de Assistência ao SUS do que como um espaço de produção científica, suprindo a carência da saúde pública.
Em 2009, o governo federal criou o Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários (REHUF), com o apoio do BNDS, que liberou 400 milhões para o programa. O investimento nos HU´s é uma reivindicação do movimento há anos, isso porque os hospitais encontram-se num estado de total abandono e precarização, tanto do ponto de vista estrutural quanto da qualidade de vida de seus trabalhadores, o que implica, necessariamente, numa imensa debilidade no atendimento à sociedade. Ocorre que a “solução” criada pelo governo, com a criação do REHUF, não visa atender com melhor qualidade os usuários dos HU´s ou melhorar as condições de trabalho nesse ambiente, o objetivo do governo com o programa é garantir melhoramento e ampliação estrutural dos hospitais para entregá-los nas mãos da iniciativa privada.
O atual PL 1749 (nova roupagem da MP 520, de privatização dos HU´s) é um complemento do REHUF, pois com a reestruturação o governo irá investir altas cifras de recursos públicos para equipar e estruturar os HU´s, depois que eles estiverem com toda a mudança física concluída, o PL 1749 cumprirá o papel de transferir esse patrimônio público para o gerenciamento da iniciativa privada, por meio da criação Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
Aqui na UFPA já foi aprovado, no primeiro semestre desse ano, a reestruturação do HUJBB, a expectativa é que até 2014 as obras de melhoramento e ampliação já estejam concluídas, período que o governo calcula ser suficiente para firmar a EBSERH. Assim, melhora-se estrutura, compra-se equipamentos, mas, em contrapartida, precariza-se ainda mais as relações de trabalho, com contratações via CLT e entrega dos HU´s para o capital privado.
É contra todo esse plano, meticulosamente planejado pelo governo e pelo capital, que os trabalhadores das universidades, estudantes e sociedade civil precisam se organizar para impedir que transformem saúde em mercadoria. Todos à luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário