terça-feira, 19 de junho de 2012

Greve em federais afeta 75% das vagas ofertadas pelo Sisu

http://guiadoestudante.abril.com.br


Do total de 30.548 vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre, cuja inscrição começou nesta segunda-feira (18), 75% (ou 22.902) estão em universidades e institutos federais em greve.

Com exceção da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) - que mantém indicativo de greve, mas ainda não aprovou a adesão -, todas as universidades federais participantes do Sisu aderiram à paralisação. As instituições que não estão em greve são institutos e universidades estaduais.
Professores e servidores de escolas técnicas federais também aderem à greve
A paralisação dos professores já atinge 55 instituições federais de ensino superior e completou um mês no domingo (17) sem perspectiva de acabar, o que pode prejudicar o calendário das universidades e a matrícula dos novos alunos. A principal reivindicação dos docentes é a reestruturação do plano de carreira.
- UFMG suspende matrículas por causa de greve

Agora, os servidores técnicos administrativos e os professores dos institutos federais de educação tecnológica em todo o país decidiram aderir à greve a partir desta terça-feira (18). Liderado pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), o movimento atuará em conjunto com a greve dos professores das federais.
A categoria reivindica, entre outros pontos, a reestruturação das carreiras técnicas e dos docentes, a democratização das relações de trabalho e a aprovação da carga horária de 30 horas para os técnicos administrativos. A paralisação deve atingir 40 mil servidores.
O Ministério do Planejamento, responsável pelas negociações, marcou para esta terça-feira uma reunião para discutir propostas, mas a opinião geral é de que a greve não deve terminar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário