terça-feira, 26 de junho de 2012

GREVE NAS FEDERAIS: Estudantes da UFAM entregam carta à senadora


Iniciada há 39 dias, a greve nas federais ganha a cada dia maior adesão, até o momento 54 instituições estão paralisadas. Docentes de universidades, funcionários técnico-administrativos e estudantes vêm se organizando para apoiar esta luta iniciada pelos professores, mas que também é de toda a sociedade, a luta pelo direito a uma educação pública e de qualidade. Demonstrando unidade da mobilização e adesão à causa, estudantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) reuniram em um documento oficial, apresentado ontem, 25/06, suas pautas de reivindicação nessa greve.
A carta foi oficialmente apresentada durante uma reunião do comando de greve dos servidores técnico-administrativos da UFAM e, na mesma ocasião, entregue à Senadora Vanessa Grazziotin, presente no encontro
“Após uma assembleia do comando de greve no dia 30 de maio, a necessidade de pontuar as reivindicações dos estudantes em um documento oficial ficou clara. Por exemplo, muitos pais têm procurado a universidade para saberos motivos pelos quais seus filhos não estão tendo aula. Estamos em um momento de alinhamento”, explicou a presidente da UEE-AM, Beatriz Calheiro.
Entre as reivindicações está a destinação de 10% do PIB e 50% dosrecursos do Fundo social do Pré-sal para educação, ciência, tecnologia e inovação, bandeira nacional de luta do movimento estudantil. Assistência estudantil também compõe o documento, creches universitárias, Casa do Estudante e garantia de locomoção para os mesmos são alguns dos pontos destacados.
Além disso, os estudantes de Manaus também requerem a implantação de um plano emergencial para conclusão das obras de infraestrutura atrasadas na universidade, como o Centro de Convivência e o R.U do campus de Manaus. No mês de Maio, a Caravana da UNE passou pela UFAM, e, juntamente como DCE da universidade, foi realizada uma Blitz Estudantil na Obra Atrasada do Centro de Convivência para cobrar da reitoria a finalização da obra, a inclusão na pauta da greve demonstra aurgência da demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário