terça-feira, 12 de junho de 2012

Veja imagens do segundo dia de greve dos TAE’s e do enterro simbólico da educação


Ter, 12 de Junho de 2012 16:05
Junto a professores e estudantes, técnicos fazem "cortejo fúnebre" no campus de Goiabeiras e na Fernando Ferrari. Clique na foto abaixo e acesse a galeria


Trabalhadores e estudantes tomam à avenida em protesto 
para alertar a sociedade capixaba sobre os motivos da greve geral da Universidade Federal
 
O segundo dia da greve dos técnico-administrativos em educação (TAE’s) da Ufes contou com o enterro simbólico da educação pública, realizado por trabalhadores e estudantes na manhã desta terça-feira, 12 de junho.  
 
O protesto, marcado por um "cortejo fúnebre" da educação, tomou a Avenida Fernando Ferrari para alertar à sociedade capixaba que os problemas da educação pública no Brasil extrapolam os muros das universidades e trazem consequências para toda a população.
 
Confira as fotos da manifestação desta terça-feira, 12 de junho.

Trajeto. 
A Adufes, com os professores em greve há 26 dias, o Diretório Central dos Estudantes (DCE/Ufes) e os trabalhadores da base do Sintufes saíram das dependências da Ufes em Goiabeiras, percorreram a extensão da Fernando Ferrari em frente à universidade, e retornaram para dentro do campus, no local em que está instalado o Comando Local de Greve dos TAE's.
 
Ali, foram fincadas diversas cruzes para representar o enterro simbólico da educação pública, que vem sendo tratada com descaso pelo governo federal.       
 
No trajeto, os manifestantes falavam palavras de ordem para a população entender que vai sofrer as consequências do desmonte montado pelo governo federal contra a educação.
 
“O Hucam está sendo privatizado, mas a imprensa capixaba não fala isso. Estamos aqui para alertar que com essa privatização a população vai ter que pagar para ser atendida”, disse o diretor do Sintufes, Wellington Pereira.
 
O estudante Vitor Noronha lembrou o porquê do governo valorizar docentes e TAE’s.
 
“Lutamos pela valorização dos professore e dos técnicos, pois servidores valorizados oferecem melhores serviços à população”, ressaltou.
 
O professor Rafael Teixeira cobrou investimentos em educação. “O governo gasta com banqueiros, com o capital, mas não investe recursos para ter uma educação pública e de qualidade”, salientou.
 
Novas ações conjuntas entre Sintufes, Adufes e DCE já estão agendadas. 

Confira agenda
 abaixo*: 
Durante toda esta semana, o Comando Unificado de Greve (Adufes/Sintufes/DCE) realiza uma série de atividades em Vitória e no interior do Estado. 

Universidade na praça. Na quinta-feira, 14, haverá um aulão ao ar livre na Praça Costa Pereira, centro da capital. O evento começará às 8 horas, com atividade física, panfletagem e outras ações de esclarecimentos sobre a greve na Educação. 

Na praça os técnicos administrativos da Ufes montarão uma barraca onde farão exame de sangue, medição de pressão arterial, orientação ao exercício físico, entre outros serviços.

Uma sala de aula ao ar livre com 100 carteiras será montada no meio da praça e a população poderá participar, às 11 horas, da aula pública que terá como tema  “A crise, A Copa, A Greve na Educação”.

*Com informações do portal da Adufes

Nenhum comentário:

Postar um comentário