sábado, 19 de maio de 2012

MEC divulga nota oficial sobre negociações com entidades sindicais de Ensino Superior


A Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC) divulgou nota oficial sobre o andamento das negociações com entidades sindicais de Ensino Superior. Eis a nota:
“Em agosto do ano passado, o Ministério da Educação negociou com as entidades sindicais ligados ao ensino superior a proposição de um reajuste salarial de 4%, a partir de março de 2012. Encaminhou Projeto de Lei para o Congresso. Entendendo as dificuldades de tramitação no Legislativo, o ministro Aloizio Mercadante interferiu diretamente com a Presidência da República no sentido de retirar o PL e transformá-lo em Medida Provisória, assinada no último dia 11, assegurando desta forma os termos da negociação e a aplicação do reajuste retroativo ao mês de março passado, além das gratificações específicas do magistério superior (Gemas) e de atividade docente do ensino básico, técnico e tecnológico (Gedbt).
Com relação ao plano de carreira, a negociação prevê sua aplicação em 2013. Os recursos devem ser definidos na LDO até agosto deste ano, o que significa que temos tempo. As negociações entre o Ministério do Planejamento e as representações sindicais seguem abertas.
O Ministério da Educação tem se revelado sensível às reivindicações das categorias e, inclusive, o ministro tem recebido sistematicamente as representações sindicais. De tal sorte que, com a perda do negociador do Ministério do Planejamento, Duvanier de Paiva, o que atrasou o cronograma, o MEC solicitou prioridade na retomada das negociações, no que foi atendido. O Ministério da Educação reafirma sua confiança no diálogo e no zelo pelo regime de normalidade das atividades dos câmpus universitários federais”.
Fonte: Secretaria de Educação Superior do MEC - (fone: 61 2022 8012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário