sexta-feira, 18 de maio de 2012

Reunião da CNSC - 16/05/2012 ás 9h, Ministério da Educação

FONTE: ID 08/05 FASUBRA


Programa Nacional de Capacitação
A representação da FASUBRA informou que em reunião da Direção com a SESU foi acertado que o MEC apoiaria nossa proposta de capacitação e a criação de um programa nacional de capacitação financiado pela CAPES e esse compromisso foi reafirmado em reunião com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foi cobrado nos moldes do programa dos docentes. Baseada nessa discussão a FASUBRA elaborou uma proposta para ser apresentada ao governo.
Os representantes do MEC alegaram que não receberam o documento e que a criação de um GT- Capacitação/qualificação poderia ser criado para identificar as instituições que tinham programa que poderiam contribuir nesta política nacional, a exemplo da UFRGS que tinha recebido o prêmio do MP como um dos melhores programas de capacitação. Os representantes do SINASEFE e ANDIFES manifestaram interesse em conhecer o documento redigido pela FASUBRA ponderando que esse modelo deveria ser entendido também aos institutos. Foi feito o encaminhamento de que embora esse assunto tenha sido apresentado na SESU,deveria ser discutido e encaminhado através da Comissão Nacional de Supervisão. A representação da FASUBRA informou que não participou do debate da criação do programa de capacitação/qualificação, disse que tinha compreensão da sua importância, mas tinha conhecimento de que a proposta ainda não tinha sido submetida ao conjunto da Direção da FASUBRA.
Neste sentido foi aprovado que a FASUBRA encaminhe a minuta da proposta ao MEC para ser socializada com os demais membros da CNSC e que na reunião do dia 27/06 a proposta será pautada para apreciação. Posteriormente será discutida a necessidade de um grupo específico para cuidar do tema.
Ainda nesse assunto, o representante da ANDIFES repassou informes sobre a formatação de uma proposta dos reitores, de mestrado profissionalizante a distância em administração publica, e que a referida proposta já está aprovada pela CAPES.
A representação da FASUBRA cobrou reativação das discussões sobre a descrição dos cargos. Ponderou que essa demanda está no cabide por conta da proposta de racionalização que não anda no MPOG, defende que a descrição dos cargos depende de definições sobre a racionalização mas que a discussão deverá ser iniciada pois leva tempo para conclusão e o GT poderia adiantar os cargos que não tem pendências de racionalização.
O MEC concordou e solicitou a indicação de 3 (três) membros da FASUBRA para compor o GT, e a Dulce sugeriu que a FASUBRA avaliasse a indicação de membros representantes com experiência no tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário