quarta-feira, 16 de maio de 2012

Professores anunciam greve na UFMA a partir da próxima segunda-feira (21)



Ufma (Foto: Biné/Morais - O Estado)Professores da universidade cruzam os braços.
(Foto: Biné/Morais - O Estado)
Os professores da Universidade Federal doMaranhão (UFMA) devem aderir a uma greve nacional a partir da próxima segunda-feira (21). É o que diz o comunicado divulgado pela Associação dos Professores da Universidade Federal no Maranhão (Apruma), seção sindical do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), após assembleia realizada nesta segunda-feira (15).
Pela nota, a diretoria do sindicato informa a paralisação à população em geral, explicando que os docentes da Universidade Federal do Maranhão devem aderir à greve nacional dos docentes das IFES [Instituições Federais de Ensino Superior] a partir do dia 21 de maio. A categoria comunica ainda que atividades consideradas essenciais deverão ser assim entendidas e negociadas entre a instituição e o comando local de greve.
Ao G1, a assessora de comunicação da UFMA, Prof. Ester Marques, disse que não há "clima" para paralisação na universidade, mas que a decisão pode ter saído após a reunião desta segunda-feira por conta de um debate sobre a baixa remuneração dos professores da instituições de ensino superior.
"Um professor doutor ganha em torno de seis mil reais, enquanto profissionais de nível médio ganham 11 mil no Senado Federal. É uma diferença considerável", argumentou a professora, que disse ainda que o Ministério da Educação teria oferecido um reajuste de 4% nos vencimentos básicos a partir de junho deste ano, mas que o valor pode ter ser considerado pouco pela categoria.
G1 tentou encontrar em contato com a direção da Apruma, mas não obteve resposta
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário