quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Deputados querem retomar negociação para fim de greve nas universidades


Em reunião nesta quarta -feira (8), entre representantes das comissões de Educação e de Trabalho da Câmara com a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras ( Fasubra), foi debatido o andamento das negociações relativas à greve por aumento salarial dos servidores técnico-administrativos das universidades federais. Deputados do PT defenderam a retomada das negociações para o fim da greve.
Para o deputado Eudes Xavier (PT-CE), a intermediação das comissões foi fundamental para a abertura da negociação entre a ministra do Planejamento, Miriam Belchior e os servidores das universidades. Ele ressaltou a importância desse aceno do governo em direção a um acordo. "Sempre foi uma característica do governo popular ter a mesa de negociação aberta", disse.
O encaminhamento da reunião de hoje, no entanto, foi no sentido de sensibilizar o governo a melhorar a proposta apresentada aos servidores, de 15%, a ser efetivada em três anos. O deputado mostrou-se otimista com a solução do impasse. "Apostamos no entendimento entre o movimento e o governo para que a gente resolva esse conflito, pois a greve vem desde o mês de maio, o que não é bom para as universidades brasileiras", disse.
O presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado Newton Lima (PT-SP), também presente à reunião, registrou a importância da ministra Miriam Belchior ter recebido as duas comissões da Casa e da sua concordância com a reivindicação dos deputados para que as negociações com a Fasubra fossem retomadas. Sobre o desdobramento da reunião, o deputado completou que foi decidido o encaminhamento à ministra de "documento conjunto pedindo que se ultimem as negociações, procurando um denominador comum entre o governo e as lideranças sindicais para que se possa, o mais rapidamente possível, voltarmos à normalidade", disse.
A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) também esteve presente à reunião. No plenário da Câmara ela defendeu o avanço nas negociações. "A nossa expectativa é no sentido de a negociação avançar, da proposta ser aperfeiçoada para que possamos chegar a um desfecho favorável. Os técnicos administrativos de todo o País, das escolas técnicas e das universidades desejam voltar ao trabalho, mas, para tanto, é necessário que o governo avance na negociação" disse.
Alexandre Costa com Gizele Benitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário