terça-feira, 28 de agosto de 2012

DOCENTE DA UFSM TEM ASSEMBLEIA NESTA QUINTA


Plenária inicia às 8h, no Auditório Sérgio Pires

Publicada em 28/08/2012 18h53m
Atualizada em 28/08/2012 18h56m

Assembleia do dia 22 de agosto aprovou contraproposta a ser negociada com o governo
Os professores da UFSM voltam a se reunir em assembleia nesta quinta, 30 de agosto, a partir das 8h, em primeira chamada, e às 8h30min, em segunda chamada. O encontro acontece no Auditório Sérgio Pires (prédio 17 dos básicos). Além dos informes locais e nacionais, também consta da pauta a avaliação de conjuntura e assuntos gerais.

A greve se mantém com indicativo de continuidade a partir de orientação do Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES-SN, que no último sábado (25), enviou comunicado especial ressaltando a importância de se divulgar junto à categoria a contraproposta que o movimento grevista quer debater com o governo na mesa de negociação.

Os docentes em nível nacional já ultrapassaram os 100 dias de paralisação e aguardam, com o apoio de diversos parlamentares, que o governo reabra as negociações para que a contraproposta elaborada, que prioriza a reestruturação da carreira e não o reajuste salarial, possa ser discutida.

Na assembleia docente da UFSM realizada na última quarta, 22, foi aprovado por ampla maioria a proposta de flexibilização do projeto de carreira do ANDES-SN. Dentre os pontos alterados está o piso salarial do professor, que na proposta do ANDES-SN estava colocado como referência o do DIEESE, que corresponde a 2.380 reais, flexibilizando para o piso proposto pelo governo, que é de 2.018 reais; a flexibilização também se daria em relação ao percentual previsto nos “steps”, que correspondem aos degraus entre as classes dos professores, que poderia baixar de 5% para 4%.
Contudo, em outros pontos, como no caso da reivindicação de uma carreira única para Magistério Superior e Ensino Básico (EBTT) foi reiterada como essencial, assim como a manutenção na diferenciação entre os regimes de trabalho para 20h, 40h e Dedicação Exclusiva (DE), cumprindo assim o que foi estabelecido em 1987, quando foi aprovado e transformado em lei o Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos (PUCRCE).

Leia abaixo, em anexo, a última avaliação do Comando Nacional de Greve, no Comunicado Especial emitido no sábado, 25.
Texto: Fritz R. Nunes
Foto: Arquivo
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário