quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Em assembleia, professores votam por indicativo de greve na UFPB

Fonte: http://www.paraiba1.com.br/Noticia/64493_em-assembleia--professores-votam-por-indicativo-de-greve-na-ufpb.html

Os professores da Universidade Federal da Paraíba decidiram, em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (18), pelo indicativo de greve. O encontro aconteceu no auditório da reitoria, em João Pessoa. Há 15 dias os servidores da UFPB aderiram à greve da categoria.

A assessoria da Associação dos Docentes da UFPB (AdufPB), explicou que esse indicativo não significa que os professores já entraram de greve. Mas que a decisão serve como um alerta para as autoridade e indica que o corpo docente está propenso a entrar em greve caso as reivindicações não sejam atendidas. O corpo docente volta a se reunir na próxima quinta-feira (25) para definir se os professores de fato irão paralisar as atividades por tempo indeterminado.

A assessoria ainda informou que nesta sexta-feira (19), às 9h, acontece uma mobilização dos professores no Parque Solon de Lucena, na Capital. Já às 15h o movimento será na Praça da Bandeira, em Campina Grande. No sábado (20) haverá uma reunião do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN.

No próximo dia 23 também haverá uma mobilização nos campus da UFPB e uma reunião com os centros. Na quarta-feira (24) haverá uma paralisação e na quinta-feira (25) será a nova assembleia onde será definido se haverá ou não greve.

A assessoria da Associação dos Docentes da UFPB (AdufPB) informou que a proposta da greve partiu do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).

A categoria acredita ainda que a greve dos servidores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) deve influenciar na decisão pela greve dos docentes da UFPB."Os servidores federais estão juntos. Cada categoria realiza sua campanha para tentar unificar e pressionar. De certa forma cada entidade acaba influenciando outra", explicou Renata Ferreira da AdufPB.

Durante a assembleia também foi discutida a campanha salarial 2011. Os membros do sindicato informaram que a última negociação da reformulação da carreira docente aconteceu em 2008 e definiu o reajuste até 2010. A categoria reivindica pela carreira única para todos os professores federais. Segundo a AdufPB, hoje existe uma diferenciação entre as diversas categorias dos professores federais secundaristas, técnicos, superior e com dedicação exclusiva.

Servidores

Os servidores técnico-administrativos do campus de João Pessoa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) já estão de greve. Cerca de 3 mil funcionários aderiram à paralisação no dia 3 de agosto . A suspensão dos trabalhos está prejudicando o funcionamento da Biblioteca Central, de laboratórios, dos departamentos e das coordenações de cursos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário