segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Greve dos funcionários das universidades federais completa 70 dias


Fonte: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/15/greve-dos-funcionarios-das-universidades-federais-completa-70-dias.jhtm

A paralisação dos funcionários das universidades federais completa nesta segunda-feira (15) 70 dias. Segundo a Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras), os servidores entraram em greve no dia 6 de junho. Desde então, eles vêm negociando com o governo federal o aumento nos salários e outras demandas.

Até a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), no começo do mês, que determinou a volta de pelo menos metade dos servidores ao trabalho, estimava-se que 100 mil técnicos administrativos de 50 instituições haviam aderido. De acordo com a Fasubra, após a ordem judicial, alguns dos profissionais já começaram a voltar ao trabalho.

Mesmo assim, no dia 12, a UFPR (Universidade Federal do Paraná) adiou pela segunda vez a volta às aulas por conta da greve. Na semana passada, os funcionários acamparam na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em protesto. Eles foram recebidos pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e entregaram os pedidos da categoria no Ministério do Planejamento.

As principais reivindicações da categoria são aumento salarial, equiparação entre ativos e inativos, entre trabalhadores que exerçam a mesma função e restruturação de carreiras extintas. Atualmente, o salário-base da categoria é R$ 1.034.




Nenhum comentário:

Postar um comentário