sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Greve para uns, problemas para outros


Fonte: http://www.arazao.com.br/2011/08/11/greve-para-uns-problemas-para-outros/

A greve dos técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) já dura mais de 66 dias e com um novo semestre iniciando, os estudantes estão tendo que cortar um dobrado para continuar os estudos. As portas fechadas de bibliotecas, laboratórios e restaurantes universitários são os principais problemas que os acadêmicos têm que driblar.
No caso das estudantes do sexto semestre de Odontologia, Jenifer Mielke, 21 anos, Sílvia de David, 19, Bruna Dias Ilha, 21, e Daiana Saciloto, 24, a greve dos servidores está atrapalhando os serviços prestados nas clínicas de odontologia. “No nosso curso dependemos muito dos funcionários. Com a greve falta servidores para pesarem e pedirem material como gesso, por exemplo. São cinco clínicas que tinham dois funcionários cada, mas uma delas parou por completo e os restantes têm que se revezar para atender todas. O bom é que a parada é um laboratório e que os outros estão se revezando, porque se fosse o pessoal da esterilização teríamos que parar o atendimento ao público”, contaram as colegas.
A biblioteca fechada também já rendeu problemas para as estudantes, que tiveram de recorrer à outras instituições para encontrar os livros para estudar. “No final do semestre, quando começou a greve, tínhamos uma prova de cirurgia que é muito difícil e ninguém quer rodar. Então peguei a carteirinha da minha irmã que estuda numa faculdade particular e tentei pegar um livro. Como não sabia a senha dela, tive de pagar R$20,00 pelo aluguel por uma hora”, revelou Sílvia.
As estudantes do quarto semestre de Direito Camila Roballo, 19, Tieli Donadel, 23, Maria Luísa Peretti, 18, Raphaella Miotti, 19, e Giane Ritter, 22, também passaram pelo mesmo problema em relação aos livros. “Tivemos que recorrer a amigos a outras instituições e também à compra para podermos estudar para as provas”, comentaram. Outro problema que as acadêmicas revelaram enfrentar é a falta do Restaurante Universitário (RU) para quem tem estágio. “Estudante mora sozinho e não dá tempo para voltar para casa para fazer comida antes do estágio. Assim, passamos a gastar mais com restaurantes, num orçamento apertado como é de universitário”, apontou o grupo de amigas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário