quarta-feira, 3 de agosto de 2011

IB SINTUR-RJ – 01/08/2011

Fonte IG FASUBRA de 02 ago 2011

- Durante a semana de 25 a 29 de julho, realizamos assembléias terça e quinta feira, várias atividades, panfletagens, reuniões diárias com o CLG e outras com os trabalhadores. Foi uma semana de enfretamento diário.Faremos abaixo um relato resumido de toda a semana.

1-Aprovamos em todas as assembléias a continuidade da greve e a necessidade de fortalecimento da mesma.

2-Não temos HU's, mas um Posto Médico que funciona 24 horas. Pela primeira vez os trabalhadores deste Posto(aprox. 40 pessoas) decidiram pela greve.Isto representa a força do nosso movimento, mas também um grande embate com a administração.Todas as tentativas estão sendo feitas para reabrir o setor.Pressão constantes aos trabalhadores:documento da procuradoria com parecer para reabertura imediata do Posto, assédio moral do diretor aos trabalhadores, desgastantes reuniões com a administração,ameaças
dos alunos residentes no Campus, trai
ções,etc..Apesar de tudo isto, junto com o apoio da categoria mantemos fechado o setor.Documento comprova que o setor não atende emergência e que próximo temos locais para um melhor atendimento. Aprovamos em assembléia uma pauta de reivindicações interna do setor:melhores condições de trabalho, política de saúde para os trabalhadores,contra o assédio moral, saída da médica esposa do diretor que assedia a todos(as) principalmente os trabalhadores em estágio probatório.

3-Seguimos a orientação do CNG e realizamos atividade na Reitoria, cobramos posição do Reitor em relação à greve nacional e nossa pauta interna. A pauta nacional fomos informados de uma reunião com os reitores no Rio de Janeiro com a participação do Ministro da Educação em que o mesmo teria assumido interferir para que ocorra negociação.Quanto a pauta interna que trata da saúde dos trabalhadores da UFRRJ,nada de concreto, só enrolação.

4-Foi aprovado no Conselho Universitário Moção de Apoio a nossa greve e não retaliação durante e após a greve a qualquer grevista. Junto com o apoio veio a proposta de regulamentação de nossa greve, as essencialidades e o direito de ir e vim.

5-Participamos de reunião do Comando Estadual de Greve para organização de um

3


Ato de visibilidade a nossa greve e de solidariedade aos companheiros do SEPE que estão acampados lutando contra a política nefasta do governador Sérgio Cabral. Participamos do Ato no dia 27/07.

6-Marcha-aprovamos em assembléia participação na Marcha. Discutimos que devemos tentar a unificação, apesar das dificuldades, pois isto nos torna mais fortes. Sendo assim, aprovamos a Marcha para o dia 24/08 com acampamento. Inicialmente a proposta é de um ônibus.

7-Aprovamos a ida do advogado na terça-feira para Brasília.

8-Realizamos reuniões com os trabalhadores dos Campus Avançados com o objetivo de informar, mobilizar e conscientizá-los da necessidade de buscarem a organização política nestes Campus. 9-Estamos vivendo um momento difícil na relação com alguns alunos. Não aceitam que setores sejam mantidos fechados. Tivemos faixas retiradas, ameaças, e mail agressivos(que avaliamos que provavelmente sejam de alunos).Já fizemos uma carta aberta a comunidade com esclarecimento de nossa greve.

10-Em nossa pauta interna consta, aprovado em várias assembléias, a reivindicação da saída da Médica do Trabalho de outra instituição que é a maior assediadora de nossa Universidade e dona da Equipe de Saúde do Trabalhador. A administração prometeu para esta semana uma resposta. 11-Denunciamos em todas as assembléias o papel repressor deste governo ao nosso direito de greve e responsabilizamos os dirigentes governistas que abandonaram a greve. Entendemos que a prioridade destes dirigentes é proteger o governo, esquecendo que foram eleitos para defender os trabalhadores. Aprovamos que caso seja tomada de fato alguma proposta de saída da FASUBRA da greve com esta questão jurídica, discutiremos a desfiliação a federação.

11-Troca de delegados no CNG- Aprovamos em assembléias os nomes dos companheiros Antonio Carlos Valentim Neves(Manteiga) e Carlos Alberto dos Santos Chaves(Carlão). 12-Próxima assembléia dia 02/08 (terça-feira) A greve continua até termos propostas concretas. Só a luta muda a vida! COMANDO LOCAL DE GREVE/SINTUR-RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário